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Sistema de linguagem simbólica hipnótica: o poder das metáforas e dos símbolos

Os símbolos e metáforas na terapia por hipnose podem ajudá-lo a enfrentar situações em que você normalmente não consegue lidar diretamente, e a fazer coisas que não se sente capaz de realizar.

Você já se sentiu no topo do mundo? Ou estava com tanta fome que poderia comer um cavalo? Esses são exemplos de linguagem simbólica, onde uma coisa representa a outra.

Onde esses símbolos geralmente aparecem? No idioma que você usa. E é por isso que a linguagem simbólica hipnótica foi desenvolvida. É muito mais fácil enfrentar algo como trauma usando simbolismo.

Os símbolos permitem que você se proteja do impacto. Eles ajudam você a falar sobre o problema indiretamente, mas de uma forma que você ainda possa resolver os problemas.

A linguagem simbólica hipnótica é baseada no conceito de linguagem limpa de David Grove

David Grove nasceu na Nova Zelândia em dezembro de 1950. Como psicólogo de aconselhamento, seu trabalho inicial foi influenciado pela PNL, hipnose eriksoniana, a abordagem centrada nas pessoas de Carl Rogers e o trabalho da criança interior de Charles Whitfield.

Ele se interessou por memórias traumáticas e fobias e, enquanto trabalhava com veteranos da Guerra do Vietnã, percebeu que alguns deles não podiam se lembrar de eventos particularmente traumáticos, mas ainda teriam sentimentos sobre eles. Enquanto observava com muito cuidado o que estava acontecendo, ele percebeu que, “Se eu não forçasse as pessoas quando elas estivessem falando, elas naturalmente começariam a usar a metáfora para descrever sua experiência”.

David também se interessou pelo uso de perguntas na terapia – analisou as perguntas que grandes terapeutas como Virginia Satir e Carl Rogers usavam e percebeu que muitas vezes amplificavam ou redefiniam o que seus clientes diziam.

Ele pensou que isso ‘roubou’ o cliente de alguma de sua experiência e então começou a procurar por questões que estariam livres de quaisquer pressuposições – descobriu que as perguntas que “interferiam” menos na experiência do cliente eram, na verdade, as mais eficazes para provocar mudanças. A Linguagem Limpa foi criada como um meio de questionar as metáforas dos clientes de uma forma que não os contaminasse nem os distorcesse.

Sua pesquisa em metáforas e questões levou à publicação de Resolving Traumatic Memories, de David Grove e Basil Panzer, que inclui formulações iniciais das questões da linguagem limpa.

Mais tarde, David se interessou em trabalhar com espaço e desenvolveu outro processo chamado Clean Space, que é um processo ainda mais limpo do que Clean Language. Nos últimos anos de sua vida, ele continuou a trabalhar para reduzir a influência do terapeuta sobre o cliente e seu estudo da emergência levou ao desenvolvimento de mais um processo denominado Conhecimento Emergente.

David faleceu em janeiro de 2008, aos 57 anos, deixando-nos um legado fantástico.

O que torna os símbolos e metáforas tão poderosas?

É a maneira como eles relacionam as coisas entre si. Mas também é mais do que isso – porque os símbolos fornecem exemplos concretos para fins de comparação, e também entregam uma ideia abstrata vinculada ao exemplo concreto.

Veja esta famosa metáfora do monólogo em “As You Like It” de William Shakespeare:

O mundo inteiro é um palco
E todos os homens e mulheres não passam de meros atores
Eles entram e saem de cena
E cada um no seu tempo representa diversos papéis.

Em outras palavras, a vida das pessoas é cheia de dramas e todos têm um papel a interpretar. As saídas e entradas podem referir-se a nascimentos e mortes, bem como às várias pessoas com as quais você entrou em contato em diferentes pontos ao longo de sua vida.

Como o bardo foi inteligente ao usar uma metáfora baseada no funcionamento do teatro, uma instituição à qual dedicou a maior parte de sua vida de escritor. Para ele, o mundo todo era realmente um palco.

Outro exemplo pode ser a metáfora “tempo é dinheiro”.

Do lado concreto, se você dá a alguém o seu tempo, então ele tem valor. Em algumas circunstâncias, você naturalmente se sentiria no direito de ser pago por seu tempo. Do lado abstrato, o tempo que você dá a outra pessoa significa menos tempo para você, tempo que você poderia usar de forma mais produtiva, ou seja, para ganhar dinheiro. Você também pode “gastar” seu tempo de várias maneiras e pode “desperdiçar” seu tempo.

Como você pode ver, mesmo a metáfora mais simples funciona em vários níveis e é capaz de estimular várias camadas de pensamentos e imagens. E é isso que torna o simbolismo hipnótico uma ferramenta tão poderosa e eficaz.

Saiba mais a respeito da hipnose clínica.